Página Inicial Steticlin
Clínica de varizes | Especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular | Tratamento de varizes a laser e secagem de vasinhos
  • Acessar Aplicativo na iTunes Store
  • SENHA

Dr. Fernando Soares Moreira
CRM 71889

Curtiu?
compartilhe com seus contatos
Prevenção
Se você já paciente da StetiClin, participe do programa preventivo e evite que novas varizes voltem a encomodar.

Agende uma consulta preventiva


Se você gostou da clínica
compartilhe com seus contatos.

Meias elásticas para varizes?


Após o tratamento de varizes o médico pode recomendar o uso de meias elásticas. Essas meias ajudam os músculos das pernas a levar o sangue para cima, devido à pressão que ela exerce.

Além do uso pós-operatorio as meias também podem ser usados de modo preventivo.

Mas como usar e quando usar as meias?
Veja abaixo as perguntas e respostas mais comuns.

Meias elásticas ajudam na prevenção das varizes?
As meias elásticas com devida compressão ajudam a pressionar o sangue das pernas, aliviando as dores e evitam que a perna fique inchada. O uso contínuo das meias melhora a circulação sanguínea das pernas (membros inferiores) devido a compressão exercida sobre as veias e isso ajuda a evitar o refluxo sanguíneo.

A meia reduz e controla a dilatação das veias, evitando que o sangue fique parado no interior dos vasos das pernas, auxiliando na preservação das varizes.


Para quem as meias são mais indicadas?
As meias são principalmente indicadas para pacientes que possuem insuficiência venosa crônica.
Porém o uso com a orientação do médico especialista se torna valioso. As meias são muito indicadas no pós-operatório de varizes por evitarem inchaço (edema). No caso de cirurgias ortopédicas indicando-se o uso para prevenção de trombose venosa profunda.


Qualquer meia ajuda a evitar varizes?
O princípio das meias elásticas é ajudar a bombear o sangue para cima e aumentar a velocidade da circulação no interior das veias. Podemos dizer que as meias elásticas de compressão são aliadas das mulheres contra as varizes pois evita a formação de coágulos nas veias.

A compressão correta (suave, média, alta ou extra alta) será indicada por seu médico angiologista. Meias comuns e meia-calça não tem nenhum efeito preventivo, elas funcionam somente como um complemento estético.


Qual a maneira correta de colocar a meia de compressão?
Você deve vestir a meia elástica ao acordar, ainda deitada sem deixar que o sangue comece a descer para perna, evitando uma possível dilatação das veias dos membros inferiores. Caso já tenha levantado volte a se deitar por apenas 5 minutos e coloque a meia (na posição deitada).

Colocando as meias elásticas de compressão:

1) Deixe as meias ao lado da sua cama

2) Antes de se levantar pegue as meias elástica e levante ligeiramente as pernas para cima e puxe a meia uniformemente.

3) Utilize as meias apenas durante o dia.

4) Quando deitar a noite retire as meias

5) Bons sonhos!

 

 

Devo usar as meias todos os dias?
Depende do sintoma que você esta sentindo, mas a reposta para ser correta precisa de uma avaliação do médico especialista em varizes.


As meias elásticas podem causar desconforto?
É possível que o desconforto esteja associado a uma compressão maior do que sua perna pode suportar. Neste caso não fique sentindo dores, retire as meias e consulte o médico especialista em angiologia e cirurgia vascular, as meias que você esta usando leve na consulta.

O médico irá indicar o tipo exato de meia e a compressão que você poderá usar, não compre sem orientação, pois existem diversos tamanhos a disposição:

-Meia Anti-trombo
-Meia 3/4 (2 dedos abaixo do joelho)
-Meia 7/8 (acima do joelho, até o meio da coxa)
-Meia calça até a altura do umbigo
-Etc...

As meias elásticas devem ser confortáveis ao paciente por essa razão é que se faz necessário seguir a orientação do médico vascular, respeitando a compressão, evitando dores e incômodo.

Existem meias diferentes para Homens e mulheres?
Sim. Para os homens geralmente são indicadas apenas as meias de 3/4, mas com a mesma compressão usada pelas mulheres. As demais meias como dito anteriormente 7/8 e Meia calça são geralmente indicadas para mulheres.

Onde posso comprar as meias elásticas?
Normalmente é possível encontra-las em lojas de acessórios para fisioterapia, grandes drogarias ou lojas de material cirúrgico.

Existem contraindicações para o uso?
Sim. Existem casos onde não se recomenda o uso das meias de compressão, principalmente pacientes diabéticos com problemas acentuados, insuficiência arteriral e micro angiopatia, entre outros. Por isso antes de começar a usar agende uma consulta com o médico especialista para que ele possa lhe orientar sobre o uso.




Perguntas mais frequentes sobre o tratamento de varizes

CADASTRE-SE

Receba em seu e-mail sugestões para evitar as varizes

Clínica Pinheiros

Rua Teodoro Sampaio, 352 . Sala 171
TEL.: (11) 3798-1116

Clínica próxima do Jardins, Av. Paulista, Clínicas, Sumaré, Consolação, Rebouças, Pacaembu, Hgienópolis, Perdizes, Bela Vista, Jardim America e Vila Madalena.

Clínica Centro

Rua Conselheiro Crispiniano, 72 . Sala 62
TEL.: (11) 3255-7266 - FAX: (11) 3255-7666

Clínica próxima da República, Anhagabaú, Rua 7 de Abril, São Bento, Santa Cecilia, Higienópolis, Rua da Consolação e Av. 9 de Julho .

Clínica Santana

Rua Voluntários da Pátria, 3.693
TEL.: (11) 3798-1116

Clínica no Hospital São Camilo, próximo do Jardim São Paulo, Casa Verde, Lauzane, Imirim, Tremembé e Tucuruvi.

Convênios atendidos

A Clínica atende os principais planos de saúde, como: Allianz, Amil, Bradesco Saúde, Itaú Unibanco, SulAmérica, Maritima, Medial, entre outros

ATENÇÃO!
As informações oferecidas por este site não substituem o acompanhamento dos médicos
especialistas em Angiologia, Cirurgia Vascular e Medicina do Esporte.
CopyRight © 2014 . STETICLIN - Todos os direitos reservados.
www.steticlin.com | Incluir aos favoritos | BRASIL