Cirurgia de varizes por Radiofrequência

Cirurgia com radiofrequência

A cirurgia através da radiofrequência é mais rápida e o tempo de recuperação é menor quando comparado com a cirurgia de varizes convecional. 

A radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva realizada através da inserção de um cateter onde a temperatura é controlada por radiofrequência que aquece e contraem as paredes da veia safena doente obstruindo a passagem do sangue e fazendo com que o fluxo sanguíneo seja direcionado para outras veias saudáveis. 

Agendar uma consulta

 

Gostou desta explicação?

Compartilhe com seus amigos.

Quando a cirurgia de varizes com radiofrequência é indicada?

O tratamento com radiofrequência é mais indicado em casos das veias doentes, tronculares e veias de maior calibre como a veia safena. Através do tratamento com radiofrequência não é necessário removê-la, a veia permanece mas sem ocasionar transtornos circulatórios, e o próprio organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis.

Qual o tempo de recuperação da radiofrequência?

O pós-operatório da cirurgia de varizes com radiofrequência exige, em média, repouso de apenas 2 dias, podendo o paciente retomar as atividades normais após avaliação médica.

Quando a cirurgia de radiofrequência é mais indicada?

A indicação irá depender do quadro clínico e os resultados dos exames pré-operatórios. Geralmente o paciente escolhe o tratamento com radiofrequência devido ao tempo de recuperação que é bem menor que o tratamento convencional, chegando a ser de no máximo 2 dias, enquanto a cirurgia convencional pode chegar a 15 dias. Lembrando que este procedimento só pode ser feito em ambiente hospitalar e após uma avaliação médica. 

No caso da cirurgia da safena, a radiofrequência é o mais indicada em quase todos os aspectos por tratar a veia sem precisar removê-la, evitando assim hematomas mais prolongados.

Como é feito o procedimento com radiofrequência?

Uma microfibra óptica é introduzida na veia doente até o ponto que está obstruído. A radiofreqüência aplica energia sob a forma de calor através de um cateter , permitindo inclusive que as ramificações da veia sejam conservadas sem danos. A veia é fechada, perdendo sua função, e o organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis, evitando assim a retirada da veia.

Veja neste vídeo como o cateter é introduzido na veia doente e como o médico especialista utiliza o cateter para cauterizar a variz. 

Lembrando que a cirurgia de varizes com a radiofrquencia só pode ser indicada após uma avaliação, que muitas vezes aplica a técnica em veias de maior calibre, como a Safena.

 

Gostou desta explicação?

Compartilhe com seus amigos.

Como o médico acompanha a cirurgia?

O médico utiliza um ultrassom Doppler intra-operatório que é essencial durante a operação. Através dele que o médico consegue visualizar o que está acontecendo e ter o controle do efeito do laser. Por isso este tratamento deve ser realizado somente em ambiente hospitalar com aparelhagem adequada.

Importante: Siga as orientações do seu médico durante todo o pós-operatório e não tome sol por cerca de 2 semanas. Além disso antes de retomar qualquer atividade física fale com o seu angiologista e evite problemas que podem prejudicar a sua saúde.

Com a radiofrequência é possível acabar de vez com as varizes?

Infelizmente não é possível acabar de vez com as varizes. Mas o acompanhamento é muito importante e ajudará a prevenir. Como umas das causas das varizes é a estrutura das veias, isso não é possível alterar. Ou seja, mesmo após tratar alguma variz, outras veias normais também podem se tornar varizes.

Mas como posso prevenir as varizes? 

Para estagnar um estágio, você deve controlar o peso e praticar exercícios frequentemente, mas é imprescindível fazer o acompanhamento com um médico e fazer tratamento para evitar a evolução. O tratamento varia de acordo com o estágio da variz e pode ser medicamentoso. 

A cirurgia de varizes com radiofrequência é para homens e mulheres?

Sim. O procedimento a laser pode ser feito em homens ou mulheres. 

Por que as mulheres tem mais varizes do que os homens?

Do ponto de vista genético, a probabilidade de ter varizes é a mesma para os dois sexos. As estatísticas são maiores nas mulheres devido produção de estrogênio na mulher, o consumo de pílula anticoncepcional, a gravidez e o sobrepeso são as causas mais comuns de varizes. Além disso a pele da mulher as vezes é mais fina e as veias doentes ficam mais aparente, enquanto nos homens a perna mais peluda disfarça.

Caso queira envie uma pergunta,
ou agende uma consulta

Sua mensagem

Nome

E-mail

Telefone fixo

Celular

Motivo do seu contato

Cirurgia de VarizesCirurgia da safenaDores nas pernasSecagem de vasinhosMedicina do esporte

captcha

ATENDIMENTO

11. 3255-7666

11. 99943-2958

VILA OLÍMPIA / SP
CORONEL JOAQUIM FERREIRA LOBO, 330 11. 3255-7666 | 99943-2958 (WHATSAPP)
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO / SP
RUA DA PAZ, 1292 11. 99943-2958 (WHATSAPP)
CLINICA CENTRO - SP
PRAÇA DOM JOSÉ GASPAR, 30 - 6° ANDAR
11 99943-2958 (WHATSAPP)
CLINICA MOEMA - SP
AV. REPÚBLICA DO LÍBANO, 314
11. 99943-2958 (WHATSAPP)


SANTANA - SP
RUA DOUTOR CESAR, 1161 - CJ 201/202
11. 99943-2958 (WHATSAPP)


Clinica de Angiologia e Medicina do Esporte. Especialista no tratamento de varizes e tratamentos preventivos através do esporte. Copy Right © 2023 Clinica de varizes e medicina do esporte Dr. Fernando Soares Moreira. Todos os direitos reservados. www.FernandoMed.com.br
ATENÇÃO!
As informações oferecidas por este site de varizes não substituem o acompanhamento dos médicos especialistas em Angiologia, Cirurgia Vascular e Medicina do Esporte.