Clinica de varizes | Especialidade de angiologia e Medicina Esportiva
Tratamento de varizes a laser e secagem de vasinhos
Conheça um pouco mais sobre o tratamento de escleroterapia a laser.
A técnica de Escleroterapia facilita a vida de quem sofre com os vasinhos, podendo apagá-Ios da pele em poucas sessões. Este procedimento a laser elimina os vasos em vários locais, inclusive no rosto e nas mãos.
Sua ação eficaz por meio do laser, promove um aumento da temperatura dentro do vaso sanguíneo, fazendo com que o sangue retido em seu interior seja deslocado para outro caminho. Em uma área pequena, uma ou duas sessões podem ser suficientes. Entre as vantagens do laser estão: a diminuição da dor em relação à escleroterapia química, e o menor tempo de tratamento. Por ser um procedimento rápido, pode ser feito até mesmo no horário do almoço.
O Laser atravessa a pele e age sobre os vasos sanguíneos (vasinhos), aquecendo-os. Em função disso, os vasinhos se fecham e o organismo os reabsorve. O raio laser é uma luz emitida em um só comprimento de onda. A nova tecnologia dos equipamentos utilizados para este tratamento, como o Or Light Laser InnovaTouch Duo, garante a segurança e dificilmente apresenta complicações, como manchas e feridas no local de aplicação.
A combinação de dois comprimentos de onda amplia a faixa de aplicações, permitindo um tratamento mais específico e seletivo em sua especialidade. Maior absorção, menor energia: melhores resultados. A tecnologia e design ergonômico do Or Light Laser InnovaTouch Duo, ajudam o médico a manusear o equipamento portátil durante o tratamento, além de possuir uma tela tátil de abertura automática que ajuda no acompanhamento dos resultados e no controle da intensidade do laser.
Cuidados antes e depois do tratamento de secagem de vasinhos a laser:
1) Evite tomar sol na região tratada por 30 dias antes e depois da aplicação. Caso seja necessário, podem ser usados protetores com fator de proteção solar 45 para o rosto, e 30 para o resto do corpo;
2) Não tomar sol, fazer bronzeamento artificial com luzes, cremes ou medicamentos bronzeadores 30 dias antes do tratamento com laser;
3) Utilizar cremes hidratantes para pele;
4) Evitar depilações por 20 a 30 dias.
A escleroterapia a laser é eficiente para vasos bem pequenos, com até 2 milímetros de diâmetro, e que estejam visíveis na pele.
Tanto o paciente quanto o médico especialista levarão em consideração o local do vasinho, a cor da pele e a sensibilidade do paciente. Nos vasinhos do rosto, muitos médicos consideram mais seguro o método a laser. Para pacientes mais sensíveis, pode-se evitar a escleroterapia com agulhas, pois mesmo com cremes anestésicos é possível sentir um pequeno desconforto durante a aplicação. A secagem de vasinhos a laser é mais indicada para pessoas com uma sensibilidade maior, fazendo com que o tratamento seja mais confortável no qual o paciente sente apenas uma sensação de calor na pele.
O procedimento de escleroterapia a laser é realizado no consultório, somente por Angiologistas e cirurgiões vasculares, e leva cerca de 20 minutos por sessão.
Depende da quantidade de vasinhos que estão visíveis. Se forem poucos, é possível realizar em uma única sessão. A escleroterapia a laser normalmente requer menos sessões do que a química. Independentemente do procedimento escolhido, recomenda-se que o intervalo entre cada aplicação seja de pelo menos cinco dias.
Não. Os mesmos vasinhos nunca voltam. Mas se o paciente não fizer um programa preventivo é possível que novos vasinhos apareçam na mesma região tratada, ou em outras regiões. Se o paciente já tem casos frequentes na família, os métodos preventivos indicados pelo médico podem ajudar, porém, é possível que haja necessidade de fazer o tratamento uma vez por ano. A diferença é que com o tratamento preventivo, a quantidade de sessões posteriores serão bem menores e mais rápidas.