Clinica de varizes | Especialidade de angiologia e Medicina Esportiva
Tratamento de varizes a laser e secagem de vasinhos
Secagem de vasinhos
Microvarizes ou veias varicoses
A Escleroterapia é um tratamento para remover os vasinhos e microvarizes (varicoses). Este tratamento não necessita de cirurgia e a recuperação é imediata.
Esse método é recomendado desde que o paciente seja avaliado corretamente.
Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações (varicoses), de coloração avermelhada, conhecidas também como vasinhos. Esses casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético. São de localização intradérmica e apresentam baixo risco à saúde.
Atualmente existem dois métodos:
1) Escleroterapia convencional: Com uma agulha fina, o médico aplica um esclerosante na veia doente.
2) Escleroterapia a laser: Após uma avaliação, o especialista faz secagem do vasinho a laser.
3) Escleroterapia com Espuma: Com uma agulha fina, o médico aplica uma espuma no vaso doente.
O tratamento de escleroterapia não requer cirurgia. Esses vasinhos são tratados com aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo. Com essa obstrução, o sangue buscará veias mais saudáveis para que volte a fluir na região, sumindo com os vasinhos avermelhados.
Importante: A escleroterapia pode ser eficaz desde que os “vasinhos” não estejam conectados a veias varicosas. Caso haja varizes, estas devem ser tratadas cirurgicamente ou por meio da esclerose com espuma.
Após as sessões de escleroterapia é possível ter uma vida normal. Porém, é muito importante que o paciente siga as orientações de pós-tratamento do médico especialista.
Orientações: O médico irá lhe dizer quando você poderá retornar às atividades físicas, período sem tomar sol, uso de meias elásticas, cremes ou remédios, se necessário.
Não. O período sem tomar sol poderá variar de 2 a 7 dias, dependendo da quantidade e calibre dos vasos tratados.
Existe uma tendência hereditária para que algumas pessoas apresentem varizes, e, além dessa tendência, alguns fatores podem desencadear o aparecimento ou piorar o quadro. Alguns desses principais fatores são: o sedentarismo e a gravidez. Contudo, vale ressaltar que após a gravidez as veias dilatadas podem voltar ao normal. A questão genética ou hereditária das varizes atinge homens e mulheres igualmente, porém, existe uma proporção muito maior de mulheres com varizes por causa do efeito do hormônio feminino que agrava o problema.
Para saber se você tem tendências a ter varizes, veja se alguns dos sintomas mais comuns estão se manifestado, como: dores nas pernas, câimbras, sensação de cansaço, coceira, queimação, entre outros.
Se você sente estes sintomas, somente um especialista poderá avaliar sua circulação sanguínea e orientar como deverá proceder para se prevenir de complicações futuras.
As varizes dos membros inferiores são veias doentes que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas, dificultando a circulação sanguínea. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou grande calibre. Somente um médico especialista poderá avaliar e analisar se sua circulação sanguínea esta prejudicada, e se necessita de tratamento.