Clinica de varizes | Especialidade de angiologia e Medicina Esportiva
Tratamento de varizes a laser e secagem de vasinhos
Afinal de contas, o que causa varizes?
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre as verdadeiras causas do aparecimento de varizes. Os fatores genéticos e hereditários é que determinam a tendência ao problema. Se a pessoa já nasce com predisposição, o risco de desencadear varizes pode ser maior.
Este artigo é para esclarecer algumas dúvidas e oferecer dicas para a prevenção de varizes, porém, não descarta, em nenhuma hipótese, uma avaliação de um especialista. Se você possui sintomas e está com dúvidas, somente um médico pode diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento, a fim de evitar complicações para sua saúde.
Mito: As varizes voltam depois de operar?
Não. As varizes tratadas nunca voltam. O que pode acontecer é outras veias dilatadas aparecerem em outras regiões da perna devido aos maus hábitos praticados no dia-a-dia. Para evitar que novas varizes apareçam converse com o seu Angiologista e faça um tratamento preventivo. Esse tratamento pode ser iniciado logo após a cirurgia.
Mito: Usar salto alto causa varizes?
Não. Porém o uso diário de salto alto por um tempo prolongado poderá dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, facilitando o surgimento do quadro de varizes. Por essa razão, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar salto, e variar com saltos mais baixos durante a semana.
Mito: A musculação causa varizes?
Uma das principais causas das varizes é o sedentarismo, portanto, os exercícios ajudam a prevenir, já que estimulam a circulação do sangue e evitam o aparecimento de veias doentes. Porém, se você já sente os sintomas de varizes, visite um especialista para que ele possa te auxiliar antes de iniciar qualquer prática de atividade física.
Mito: Existem cremes que eliminam as varizes?
Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes, e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada. O que existem são os cremes que podem aliviar alguns dos sintomas.
Mito: A cirurgia de varizes é arriscada?
Com os avanços de pesquisas e tecnologia, o procedimento está cada vez mais seguro e eficiente. A retirada de cada veia doente é feita com um pequeno orifício, e a anestesia é controlada por equipamentos que monitoram o sono do paciente.
Mito: Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada?
Ao retirar as veias doentes, a circulação irá melhorar com tempo, pois o sangue irá fluir através de outras veias mais saudáveis.
Mito: Depilação causa varizes?
Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. As varizes podem aparecer por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis.
Mito: Cruzar as pernas causa varizes?
Não. Porém se você tiver tendências hereditárias ou permanecer durante muito tempo sentado ou em pé, ao cruzar as pernas vocês estará ajudando a obstruir o fluxo sanguíneo. Evite ficar na mesma posição durante longos períodos.
Verdade: As varizes são um problema genético?
Se seus pais têm varizes, há mais chances de você vir a sofrer do problema.
Verdade: As meias elásticas ajudam na circulação?
Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue se forem apropriadas para sua perna. O ideal é que a meia seja indicada pelo médico. Jamais compre sem orientação.
Verdade: A alimentação influencia na formação de varizes?
Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção do peso adequado, e por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas. Pessoas que estão acima do peso colocam “carga extra” nas veias das pernas.
Verdade: As mulheres têm mais chance de desenvolver varizes do que os homens?
Estudos dizem que as mulheres costumam ter, de duas a três vezes mais varizes do que os homens, devido a fatores hormonais e também por identificarem o problema mais facilmente, por depilarem as pernas. Muitas vezes, homens têm varizes que ficam encobertas por pelos.
Verdade: A gravidez provoca varizes?
Devido à alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes (os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição, seja por anticoncepcionais, genética e excesso de peso).
Verdade: Viagens muito longas criam o ambiente propício à formação de varizes?
Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue, que por sua vez podem causar TVP ou embolia pulmonar. A dica é se hidratar e movimentar as pernas com pequenas caminhadas ou o movimento de “sobe e desce” com o tornozelo e os pés.
Um médico poderá também verificar se é possível utilizar meias elásticas durante a viagem.
Verdade: As varizes podem levar à trombose?
Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).
Verdade: Anticoncepcional causa varizes?
Sim. Porque provoca alteração hormonal, que é uma das causas das veias doentes (telangiectasias).
Os altos níveis de Estrogênio das pílulas anticoncepcionais aumentam a chance de varizes, pois alteram o funcionamento das válvulas do interior das veias. Se você precisa de contraceptivos e já apresenta varizes ou já realizou o tratamento, converse com seu médico sobre outras opções e outros métodos.